4.ª Escola de Verão

A Escola de Verão do Grupo de Trabalho de Jovens Investigadores da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom) pretende ser uma oportunidade para promover a formação daqueles que iniciam a carreira de investigação em comunicação.

Nesta quarta edição, pretende-se criar um espaço de encontro e diálogo entre os membros, bem como incentivar a partilha e a formação com investigadores séniores. Convidamos os jovens investigadores a pensar as rotas de investigação em comunicação, os caminhos possíveis para criar uma comunidade forte e relevante, tendo em consideração os desafios, mas também as oportunidades que impõe o contexto em que vivemos. A este aspeto mais reflexivo junta-se uma vertente mais prática, que pretende apoiar a prática da investigação.

Entendemos este evento como uma oportunidade para estabelecer redes de partilha, não só entre investigadores jovens e seniores, mas também com os centros de investigação que dão suporte à investigação.

Após o período de pandemia teríamos muito gosto em retomar os encontros desta nossa comunidade, todavia, estendendo-se esta por vários territórios, queremos também acolher aqueles que não se podem deslocar até ao Porto. Assim, consideramos a abertura de algumas sessões a um número mais amplo de investigadores, optando pelo formato híbrido. Adicionalmente, oferecemos no dia anterior a possibilidade de colocar em diálogo mentores e jovens investigadores, dando continuação às tutorias que se estrearam no XII Congresso da Sopcom.

Sobre o GT de Jovens Investigadores da SOPCOM

O Grupo de Trabalho Jovens Investigadores em Ciências da Comunicação é um movimento que surge integrado na SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, em 2011, e que procura congregar os/as investigadores/as mais novos/as, ou em início de carreira, que desenvolvem o seu trabalho nas mais diversas áreas das Ciências da Comunicação, dentro e fora do país, pertencentes à nossa associação. Dirige-se especialmente aos/às investigadores/as de mestrado, de doutoramento, de pós-doutoramento e/ou em projetos de investigação financiados.